Maramata leva projetos socioambientais para comunidades de Ilhéus
Uma parceria com a Fundação Fé e Alegria é a novidade do Projeto Maramata nas Escolas, desenvolvido pela Universidade Livre do Mar e da Mata, autarquia da Prefeitura de Ilhéus, no retorno das atividades neste segundo semestre de 2015. O primeiro encontro acontece nesta quarta-feira, dia 29 de julho, na sede da entidade, no bairro Nossa Senhora da Vitória, durante todo o dia. O evento visa compartilhar conhecimento através da troca de serviços prestados pelas instituições.
A iniciativa realiza ações voltadas à conscientização ambiental. Em contrapartida, a Fundação oferecerá atividades culturais e lúdicas a serem realizadas com os integrantes do projeto social Meninos Guerreiros, desenvolvido pela Universidade.
Uma das coordenadoras do projeto, Natasha Lopes comenta sobre a programação do dia 29: “vamos desenvolver oficinas de educação ambiental, onde serão construídos jogos e levantaremos temas a fim de estimular a discussão com os alunos do 4° ano da Fundação Fé e Alegria”, conta.
O presidente da Maramata, Luiz Frederico Andrade, comemora a expansão das atividades do órgão. Segundo ele, “é uma oportunidade de ampliarmos ainda mais o campo de atuação da universidade, cujo foco é abranger o maior número de pessoas possível com a educação ambiental”.
Retalhos – Outro projeto da Maramata que amplia seus horizontes é o Retalhos Criativos, que tem como objetivo oferecer oficinas de reutilização de material para confecção de acessórios e vestuário. No último sábado, 25, o trabalho foi levado a moradores do bairro Nelson Costa.
A programação do primeiro dia contou com oficina de culinária verde, que visa reaproveitar partes de alimentos que seriam descartados, como cascas de frutas e verduras e oficinas de artesanatos.